Slinda

O slinda é um anticoncepcional, que tem 4mg de drospirenona, que é um tipo de progestágeno. O slinda contém apenas progestágeno e não contém estrógeno, então não aumenta risco de trombose e não altera a pressão arterial e pode ser usado por mulheres que tem contraindicação ao estrógeno. A cartela do slinda tem 28 comprimidos, sendo que os 24 primeiros comprimidos brancos têm o princípio ativo, a drospirenona e os últimos 4 comprimidos verdes são placebo, ou seja, são comprimidos sem medicamentos. O fabricante coloca esses 4 comprimidos para ajudar você a não fazer bagunça na hora de tomar os comprimidos. Eles funcionam como a pausa entre as cartelas.

Existe um outro anticoncepcional com apenas progestágeno, que é o desogestrel.

A grande diferença entre Slinda e desogestrel, além de menor número de dias de sangramento total nos primeiros quatro ciclos, é que parte dos dias de sangramento que ocorreriam de forma não programada como observamos com o uso de desogestrel, passa a ocorrer durante um período que a mulher espera que possa sangrar e, por isto, aceita melhor a presença do sangramento. Esse período, corresponde aos períodos dos 4 comprimidos verdes placebos. Com isto, o número de dias de sangramento não programados com o uso de Slinda é menor do que com o uso de desogestrel.

A taxa de amenorreia, ou seja, ficar sem menstruação, é similar ao do desogestrel. 1 em cada 3 mulheres, ou seja 30% das mulheres, ficam sem menstruar usando o Slinda. Se acontecer com você, fique tranquila pois isto não atrapalha em nada sua saúde. Quando você usa o slinda, o fluxo menstrual deve diminuir e a maioria das mulheres deve ter um fluxo baixo durante o uso dos 4 comprimidos verdes placebo.

No primeiro mês, algumas mulheres podem sangrar mais que 14 dias. Se isto acontecer com você, não se preocupe, pois a tendencia é melhorar nos 3 primeiros meses. Avise seu médico se sangrar mais de 7 dias durante os compridos brancos, após o primeiro mês.

Enfim, espero que eu tenha ajudado você a entender mais sobre o Slinda. Se você quiser saber mais sobre outros métodos contraceptivos, se inscreva no meu canal para saber quando novos vídeos forem lançados. Lembre-se que esse vídeo não substitui uma boa consulta médica. Se você tem dúvida e precisa de ajuda para escolher o seu anticoncepcional, procure um ginecologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.