Desogestrel

O desogestrel é um método contraceptivo de progestagênio isolado.  A cartela vem com 28 comprimidos, sendo que você deve tomar 1 comprimido por dia todo dia, sem pausa entre as cartelas, ou seja, quando uma cartela acabar, no dia seguinte você deve começar uma nova cartela sem fazer pausa ou intervalo entre uma cartela e outra. Se você não usa o cerazette e vai começar o uso, você deve começar a tomar no primeiro dia da sua menstruação. Voce pode iniciar no máximo até o quinto dia da menstruação, para ter efeito anticoncepcional.

A eficácia é a mesma que qualquer pílula combinada. Na pratica a eficácia é de 8 gravidezes a cada 100 mulheres. Isso significam que de cada 100 mulheres que usam o cerazette, 8 podem engravidar. Quem é responsável pela eficácia contraceptiva de qualquer método hormonal é o progestagênio e não o estrogênio, pois é o progestagênio que inibe o LH, altera o muco, atrofia o endométrio e altera a movimentação das trompas. No Cerazette, a dose de desogestrel é suficiente para inibir a ovulação.

Eu vou te falar sobre os principais pontos positivos do cerazette. Como qualquer contraceptivo hormonal, temos redução do da dor na menstruação, da TPM, do volume menstrual e do risco de doença inflamatório pelvica. Com relação ao cerazette especificamente, temos 5 pontos positivos.

O primeiro ponto é que há poucas restrições ao uso do cerazatte. Há apenas duas contraindicações absolutas. A primeira é história pessoal de câncer de mama e a segunda é gravidez. Assim, em várias situações clínicas que não posso usar estrogênio como em mulheres fumantes de mais de 35 anos, hipertensas, portadoras de enxaqueca com aura, passado de trombose venosa ou portadora de trombofilia, passado de AVC ou infarto agudo do miocardo, diabetes com lesão de órgão alvo, posso prescrever Cerazette.

O segundo ponto é a redução de sintomas associados a pausa de hormônio: Este é um grande benefício. Especialmente em mulheres que possuem sintomas TPM-like de pausa. A ausência de pausa está associada a menor taxa destes sintomas, como sintomas psíquicos e do de cabeça na menstruação. Em casos de TPM graves, o uso de Cerazette® é bem interessante.

Um terceiro ponto é o uso na perimenopausa. Muitas mulheres precisam de contracepção após 40 anos de idade. Os problemas desta faixa etária são as comorbidades que impedem o uso de estrogênio e o risco de trombose venosa que aumenta após 40 anos. Se a mulher é saudavel, podemos usar combinado até 50 anos, mas se tem alguma doença, o progestagênio é melhor.

O quarto ponto é que não interfere na massa óssea. A produção de estrogênio pelo ovário se mantém em níveis dentro dos valores de normalidade, pois a função ovariana não é abolida, apenas a ovulação é bloqueada, então, a mulher não faz hipoestrogenismo.

E por fim o quinto ponto positivo do cerazatte é a redução do sangramento em doenças ginecológicas como leiomiomatose ou adenomiose: Esta medicação pode ser usada nestas situações, com sucesso na maioria das vezes

Existem 3 pontos negativos que você precisa saber que podem acontecer com quem usa o cerazette. Provavelmente essas coisas não vão acontecer, porque não são frequentes, mas se acontecer, é por conta do cerazette.

O primeiro ponto negativo que pode acontecer com quem usa o cerazette é o sangramento irregular: Como todo progestagênio isolado, esta será a maior queixa. Porém, isso não é muito comum. É importante você saber o que pode acontecer com seu sangramento se você usar o cerazette e eu vou te contar agora. De cada 10 mulheres que usam, 4 não terão nenhum sangramento, 4 terão 1 sangramento pequenos a cada 3 meses, 1 sangra em pequena quantidade todo mês  e 1 sangra muito e de uma forma muito bagunçada e irregular e precisamos trocar o método. Isso significa que 90% das mulheres que usam o cerazette ficam bem e ficam satisfeitas com o padrão de sangramento, mas 10% têm um sangramento irregular e precisa trocar o método.

Um segundo ponto negativo pode ser dor de cabeça. Apesar de ser um sintoma típico de uso de estrogênio, é descrito em 7% das usuárias de cerazette, mas é transitório, desaparecendo dentro de 3 meses. Há inclusive um estudo enfocando uso de Cerazette® em portadoras de enxaqueca com aura, mostrando redução das crises.

E o terceiro ponto é acne. A porcentagem de acne é menor que 5%. A acne ocorre, pois, o desogestrel tem um efeito androgênico leve, ocupando os receptores de androgênio e produzindo acne em 5% dos casos.

É importante lembrar que como é um método anticoncepcional oral, não importa que não tenha estrogênio, não pode ser usado junto com remedios que usam o citocromo P450, como anticonvulsivantes como carbamazepina, fenitoina, fenobarbital e topiramato.

Portanto, se seu ginecologista prescreveu o Cerazette para você, saiba que é uma método seguro com baixos riscos de complicação.

Enfim, espero que eu tenha ajudado você a conhecer mais um método contraceptivo. Se você quiser saber mais sobre outros métodos contraceptivos, se inscreve no meu canal para saber quando eu lançar outros vídeos. Lembre-se que esse vídeo não substitui uma boa consulta médica. Se você tem dúvida e precisa de ajuda para escolher o seu anticoncepcional, procure um ginecologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.