Anel Vaginal

O anel vaginal é um contraceptivo do tipo combinado que tem estrogênio e progestagênio em forma de anel plástico flexível que deve ser inserido na vagina. A mulher é que insere o método. Libera diariamente 15 mcg de etinilestradiol e 120 mcg de etonogestrel. O nome comercial é Nuvaring®.

Para usar, a mulher insere o anel na vagina e deixa o anel por 21 dias. O anel não é reutilizável e após retirado, um novo anel deverá ser inserido após 7 dias da retirada do anel. Pode também ser usado de maneira estendida, ou seja, usar 4 anéis seguidos com uma pausa de 7 dias. Outra opção é usar sem pausa.

O anel vaginal tem a mesma eficácia para evitar gravidez que o comprimido oral. De cada 100 mulheres que usam o anel, 8 podem ficar gravidas.

Com relação aos pontos positivos, além de todos os benefícios dos contraceptivos combinados como controle de TPM e redução de dismenorreia, os principais pontos positivos do uso do anel são 4.

O primeiro e o maior benefício que considero do anel é a baixa incidência de escape ou spotting comparado com os demais métodos hormonais. A incidência de escape é de 2% com anel contra 13% com contraceptivo comprimido oral combinado.

Um segundo benefícios é o uso uma vez apenas ao mês. Este é um grande benefício. Especialmente em mulheres que são mais esquecidas. O fato de usar somente uma vez ao mês é interessante.

Outro benefício é especialmente para o uso para mulheres que realizaram cirurgia bariátrica porque não reduz eficácia igual os comprimidos.

E por fim, o quarto ponto positivo são os efeitos ligados ao etinilestradiol: É descrito menor incidência de náusea e vômitos com anel do que com comprimidos orais.

Por outro lado, os principais pontos negativos do anel vaginal são 2:

O primeiro é a necessidade de manipulação genital para colocar o anel. Isto pode ser um desafio, mas, podemos comprar o anel vaginal com o coletor ou com absorvente interno. Da mesma foram que a mulher precisa manipular a vagina para usar um absorvente interno, ela precisa manipular a vagina para colocar o anel. O processo é muito parecido

O segundo ponto negativo é que o anel pode aumentar a produção de secreção vaginal. Porém, é importante entender que essa secreção nem sempre é sinônimo de infecção vaginal.

O anel pode ser indicado para todas que não tiverem contraindicação, ou seja, deve ser oferecido a todas as mulheres que podem usar o anel como opção contraceptiva. As mulheres com mais benefícios do uso do anel são mulheres com spotting com todos os métodos; mulheres que buscam métodos não-orais e mulheres que realizaram bariátrica.

Enfim, espero que eu tenha ajudado você a conhecer mais um método contraceptivo. Se você quiser saber mais sobre outros métodos contraceptivos, se inscreve no meu canal para saber quando eu lançar outros vídeos. Lembre-se que esse vídeo não substitui uma boa consulta médica. Se você tem dúvida e precisa de ajuda para escolher o seu anticoncepcional, procure um ginecologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.